Pular para o conteúdo principal

EES11, INA. UdeMM: Para Araújo, Brasil e Argentina devem deixar para trás 'passado suicida'



Complete o seguinte texto com os artigos, preposições e contrações a seguir. Depois opine sobre as declarações do chanceler brasileiro: a, a, a, a, a, a, à, ao, ao, de, de, de, de, do, em, em, na, na, no, no, no, no, nos, o, o, os, os, os, um, uma.  
Para Araújo, Brasil e Argentina devem deixar para trás 'passado suicida'
Ter, 9 de abr  
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta terça-feira (9), ______ Buenos Aires, que Brasil e Argentina têm a oportunidade de mudar uma relação que, ______ passado, foi como  "um pacto de casais que querem se suicidar juntos".
______ declaração foi feita em palestra no Cari (Centro Argentino de Relações Internacionais), em referência ______ relação bilateral entre 2003 e 2015.
Naquela época, disse o ministro, "se concebeu a parceria de Brasil e Argentina como algo que nos deveria isolar do resto ______ mundo, sobretudo de países democráticos".
Segundo ele, isso levou a um "fracasso" para ambos e que agora seria uma oportunidade ______ mudar.
Araújo está ______ capital argentina para uma reunião com o chanceler Jorge Faurie, na quarta-feira (10). A ideia é que ambos combinem ______ data para a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país.
"Esperamos que esta visita seja ainda neste primeiro semestre", afirmou Araújo.
Na palestra, o chanceler disse ainda que a ideia de se conceber latino-americano, para ele, ______ dias de hoje, dá a mensagem de que "um país não pode ter uma identidade, que um país tem de ser um país genérico dentro de um certo estereótipo. Isso é bom para ______ que querem que as nações desapareçam."

O chanceler lembrou suas primeiras visitas ______ Buenos Aires, com os pais, e do fato de, então, maravilhar-se "com a diferença entre ______ dois países, com o fato de que aqui havia cafés e falava-se uma língua diferente".
E acrescentou: "______ Argentina parecia uma realidade paralela, como creio que cada país é uma realidade paralela, os quarteirões ______ Buenos Aires são distintos dos ______ Brasília e dos ______ Jerusalém. Esse tipo de diferenças são algo que o globalismo atual tenta apagar".
Acrescentou que é preciso "recuperar o tempo perdido, precisamos de ______ novo pacto, com nossos valores. Uma das tarefas é repensar nossa latino-americanidade, onde Brasil e Argentina têm um papel central. Mas com uma Argentina autêntica ______ lado de um Brasil autêntico".
Araújo afirmou que a eleição do ano passado ______ Brasil "foi um momento único, de um povo que quer voltar a ser um povo, que se reconheceu ______ figura de Jair Bolsonaro, que deu seu voto com o coração".
"É claro que as pessoas querem emprego, mas também um sentido ______ suas vidas."
Sobre ______ Venezuela, disse que, até pouco tempo, ______ Brasil se pronunciava apenas "ao ponto de expressar alguma preocupação". Mas que, agora, com o Grupo de Lima, "dissemos 'já basta'".
Depois, em entrevista a jornalistas, indagado sobre ______ possibilidade de uma intervenção militar ______ país caribenho, disse que ______ Brasil "está convicto de que é possível ajudar a Venezuela a recuperar a democracia apenas com a pressão internacional e o apoio a Juan Guaidó", em referência ______ autodeclarado presidente interino, reconhecido por mais de 50 países.
Questionado sobre ______ crise econômica argentina, Araújo disse que a reforma da Previdência, ______ Brasil, irá fazer bem a seu vizinho também. E emendou um convite: "Seria bom que ______ argentinos ajudassem a pressionar o Congresso brasileiro a aprovar a reforma".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...