Pular para o conteúdo principal

Golpe eterno



Leia o seguinte texto e complete os espaços vagos com os seguintes artigos, preposições e contrações: a, a, a, da, de, do, em, na, no, no, no, o, o, o, os, os, para, um. 


Golpe eterno

Por Fernanda Pompeu | Mente Aberta – ter, 1 de abr de 2014



Não consigo contar quantas chuvas desabaram, quantas pedras rolaram, quantos pedágios paguei, quantos tomates comi, quantas pessoas amei, quantas detestei, quantas palavras escrevi nos últimos cinquenta anos. Meio século não é continha à toa. Mas trago na memória fresquinho o Golpe Militar ocorrido há exatas cincos décadas.
Lembro com precisão do mês de abril de 1964. Eu tinha oito anos, quando ______ delegado de polícia e soldados do exército invadiram a minha casa e arrastaram preso meu pai. Foi ______ primeira vez que vi papai chorar. A segunda foi ______ enterro da minha avó. A terceira e última foi ______ novembro de 2013, quando ele concluiu que estava morrendo.
É evidente que na época nada entendi. Meu pai não era ladrão, não era corrupto, não tinha matado ninguém. Só depois descobri ______ motivo da prisão: ele era um brasileiro, como tantos outros, que tinha ideias políticas muito firmes. ______ caso dele, era um sindicalista bancário e comunista de coração e carteirinha.
______  os militares e civis que apoiaram a deposição ______ democracia, comunistas eram a encarnação do mal e portanto mereciam ir para ______ cadeia. Mais tarde, eles passaram a merecer não apenas a prisão, mas também a tortura e a morte. Foram tempos brutos.
O pessoal mais jovem, particularmente ______ nascidos na democracia, tendem a achar que a ditadura militar já é história. Época emoldurada em livros, por sua vez empoeirados em bibliotecas. Mas a vida não é simples assim. O passado político é como aquele ex que teima em não sair ______ circuito. Bobeou, ele invade a área.
Ou dito de maneira mais elegante: a liberdade ______ exprimir ideias, valores, sonhos precisa ser protegida todos ______ dias. Pois sempre haverá autoritários e violentos. Gente louca para, ______ primeira oportunidade, cortar cabeças libertárias, calar descontentes, cegar visionários, matar diferentes.
Durante minha adolescência e um bom pedaço da juventude, eu tinha que esconder alguns livros, ouvir baixinho algumas canções, escrever fatos com metáforas, policiar até pensamentos. Hoje isso acabou. Falo, leio e escrevo ______ que quero.
Tenho certeza que não irei para a prisão por me expressar assim ou assado. Posto livremente ______ Facebook. Curto, comento, compartilho sem me preocupar com a censura, a repressão, a perseguição. Mas, passado meio século, ______ sofrimento impingido ______ minha família e a mim não se apaga.
Imagem: Régine Ferrandis sobre obra de Gustavo Rezende.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA