Pular para o conteúdo principal

Golpe eterno



Leia o seguinte texto e complete os espaços vagos com os seguintes artigos, preposições e contrações: a, a, a, da, de, do, em, na, no, no, no, o, o, o, os, os, para, um. 


Golpe eterno

Por Fernanda Pompeu | Mente Aberta – ter, 1 de abr de 2014



Não consigo contar quantas chuvas desabaram, quantas pedras rolaram, quantos pedágios paguei, quantos tomates comi, quantas pessoas amei, quantas detestei, quantas palavras escrevi nos últimos cinquenta anos. Meio século não é continha à toa. Mas trago na memória fresquinho o Golpe Militar ocorrido há exatas cincos décadas.
Lembro com precisão do mês de abril de 1964. Eu tinha oito anos, quando ______ delegado de polícia e soldados do exército invadiram a minha casa e arrastaram preso meu pai. Foi ______ primeira vez que vi papai chorar. A segunda foi ______ enterro da minha avó. A terceira e última foi ______ novembro de 2013, quando ele concluiu que estava morrendo.
É evidente que na época nada entendi. Meu pai não era ladrão, não era corrupto, não tinha matado ninguém. Só depois descobri ______ motivo da prisão: ele era um brasileiro, como tantos outros, que tinha ideias políticas muito firmes. ______ caso dele, era um sindicalista bancário e comunista de coração e carteirinha.
______  os militares e civis que apoiaram a deposição ______ democracia, comunistas eram a encarnação do mal e portanto mereciam ir para ______ cadeia. Mais tarde, eles passaram a merecer não apenas a prisão, mas também a tortura e a morte. Foram tempos brutos.
O pessoal mais jovem, particularmente ______ nascidos na democracia, tendem a achar que a ditadura militar já é história. Época emoldurada em livros, por sua vez empoeirados em bibliotecas. Mas a vida não é simples assim. O passado político é como aquele ex que teima em não sair ______ circuito. Bobeou, ele invade a área.
Ou dito de maneira mais elegante: a liberdade ______ exprimir ideias, valores, sonhos precisa ser protegida todos ______ dias. Pois sempre haverá autoritários e violentos. Gente louca para, ______ primeira oportunidade, cortar cabeças libertárias, calar descontentes, cegar visionários, matar diferentes.
Durante minha adolescência e um bom pedaço da juventude, eu tinha que esconder alguns livros, ouvir baixinho algumas canções, escrever fatos com metáforas, policiar até pensamentos. Hoje isso acabou. Falo, leio e escrevo ______ que quero.
Tenho certeza que não irei para a prisão por me expressar assim ou assado. Posto livremente ______ Facebook. Curto, comento, compartilho sem me preocupar com a censura, a repressão, a perseguição. Mas, passado meio século, ______ sofrimento impingido ______ minha família e a mim não se apaga.
Imagem: Régine Ferrandis sobre obra de Gustavo Rezende.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...