Pular para o conteúdo principal

Começa greve geral na Argentina contra política econômica do governo



Complete com os seguintes artigos, preposições e contrações: a, a, à, à, ao, as, com, da, de, de, do, do, do, em, na, nas, nas, no, o, os, para, pelas, pelo, por, um, uma.

Começa greve geral na Argentina contra política econômica do governo

10 Abr 2014


______ Argentina amanheceu nesta quinta-feira sem serviço de metrô, trens, ônibus, e alguns voos foram cancelados, no início de ______ greve geral convocada ______ três centrais sindicais que reclamam da política econômica ______ governo de Cristina Kirchner.
A greve começou ______ primeiro minuto desta quinta-feira com o cessar das atividades nos postos de combustível e transporte público, setor-chave ________ que a ação sindical tenha êxito neste país de 40 milhões de habitantes.
______ companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Austral, LAN e outras empresas privadas paralisaram suas operações, confirmou o titular da Associação de Técnicos Aeronáuticos (APTA), Ricardo Cirielli à rádio Continental.
A chilena LAN, que conta com quase 30% do mercado doméstico argentino, "se viu ______ obrigação de cancelar todos os voos dentro ______ Argentina, e alguns internacionais devido ______ greve", explicou a empresa.

Desde a madrugada grupos de esquerda radical formaram piquetes ______ principais rotas de acesso a Buenos Aires.
"É uma paralisação que vai ter uma ampla adesão, é consequência do mal-estar entre as pessoas", afirmou o líder dos caminhoneiros, Hugo Moyano, líder ______ protesto e da central operária CGT, que enfrenta a ala kirchnerista que agrupa grandes grêmios industriais, comerciais, bancários e de docentes.
______ sindicatos que convocaram a greve agrupam setores de centro-esquerda e até a esquerda radical.
É incerto o nível de adesão que a greve terá, mas o objetivo é paralisar por 24 horas esta nação confrontada ______ uma forte inflação, de mais de 7% no primeiro bimestre de 2014 e superior a 30% ______ 2013.
A medida foi avaliada por alguns sindicatos e analistas como ______ jogo político para desafiar o governo de centro-esquerda de Kirchner, que também enfrenta um crescente descontentamento social pela insegurança nas cidades grandes, onde nas últimas semanas foram registrados ______ menos 12 casos de moradores que tentaram fazer justiça ________ próprias mãos contra supostos ladroes.

A Argentina tem 10 milhões de trabalhadores registrados, e ao menos 40% são filiados ______ algum sindicato. O número ______ assalariados sem registro é estimado em quatro milhões.
"É uma greve política, este não é o momento de parar", disse Antonio Caló, líder de 150 mil metalúrgicos reunidos na ala governista da CGT.
Moyano foi candidato ______ presidência em 2011 com seu pequeno partido Cultura, Educação e Trabalho, e agora busca construir o braço sindical da Frente Renovadora, ______ deputado peronista dissidente e presidenciável Sergio Massa.

A esquerda "trotskista" organizará piquetes em avenidas e estradas para apoiar a greve, mas as demais organizações não promoverão protestos ______ ruas.
"Nunca sou a favor de greve, mas não é possível viver com este nível de inflação", disse Mauricio Macri, prefeito ______ Buenos Aires e um dos presidenciáveis para 2015 ______ partido opositor Proposta Republicana (PRO, direita).
A última greve geral convocada pelos sindicatos opositores na Argentina ocorreu em novembro de 2012, e paralisou parcialmente ______ país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...