Pular para o conteúdo principal

Soma de recursos da metade mais pobre do mundo é igual à fortuna dos 67 mais ricos



Relacione esta notícia com os textos anterior e posterior e dê a sua opinião:

Soma de recursos da metade mais pobre do mundo é igual à fortuna dos 67 mais ricos

AFPAFP – 09-04-14

Se as fortunas das 67 pessoas mais ricas do planeta forem reunidas, o total iria se equiparar à soma dos recursos da metade mais pobre da população mundial, afirmou nesta quarta-feira a ONG Oxfam, que chamou a atenção do FMI e do Banco Mundial.

"As desigualdades extremas se agravaram", afirmou em um comunicado a organização que luta contra a pobreza. Segundo a Oxfam, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, que realizam esta semana uma assembleia-geral em Washington, devem abandonar a retórica e atuar para tentar reduzir essa desigualdade.
"O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, falam muito do perigo que representa a explosão das desigualdades. Esta semana temos de ver ações concretas que apoiem essa retórica", afirmou Raymond Offenheiser, presidente da Oxfam America, citado em um comunicado.
O FMI publicou recentemente dois relatórios que enfatizam as consequências nefastas das desigualdades na economia. Já o Banco Mundial estabeleceu como objetivo impulsionar as rendas de 40% dos mais pobres no mundo.
Mas, segundo a Oxfam, essas duas instituições devem agora mudar suas recomendações e políticas de empréstimos em relação a seus Estados membros, defendendo mais investimentos em saúde e educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...