Pular para o conteúdo principal

Presidente da Câmara revoga decisão que anularia votação do impeachment




Por Damian WROCLAVSKY  10 de maio de 2016

Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados, recuou na decisão de anular a votação sobre a abertura do processo de impeachment
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, recuou em sua decisão de anular a votação sobre a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, depois que o Senado decidiu ignorar a medida surpreendente.
O deputado Waldir Maranhão informa em um breve comunicado divulgado na madrugada desta terça-feira que "revoga a decisão" tomada na segunda-feira de anular a sessão de 17 de abril, na qual a Câmara aprovou por esmagadora maioria o impeachment da presidente.
A carta é uma mera formalidade. O presidente do Senado, Renan Calheiros, já havia decidido que o procedimento de destituição de Dilma Rousseff pela acusação de maquiagem nas contas públicas, as chamadas pedaladas fiscais, seguirá o curso previsto com a votação na quarta-feira.
Calheiros disse que a medida anuncia por Maranhão de anular a votação na Câmara era uma "brincadeira" com a democracia e aceitá-la atrasaria o processo.
Tudo indica que os 81 senadores votarão na quarta-feira a abertura do julgamento político da presidente.
Caso o processo seja aceito, Dilma Rousseff será afastada do poder por até 180 dias, para um julgamento político que deve determinar a sentença definitiva.
De acordo com a imprensa, a votação no Senado seguirá o resultado da Câmara e o vice-presidente Michel Temer assumirá o poder de forma interina. E se Dilma Rousseff for finalmente destituída por dois terços do Senado, ele governará o país até o fim do mandato em 2018.
Analistas acreditam que o governo vai tentar paralisar o processo no Supremo Tribunal Federal (STF) com medidas cautelares.
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, disse que o tribunal "dará prioridade aos recursos judiciais relacionados ao impeachment" durante uma reunião com o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, a quem garantiu que o processo respeitará a lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA