Pular para o conteúdo principal

Aurora Alimentos dá férias coletivas em fábrica de SC por momento difícil no setor



Complete o seguinte texto com os verbos nos tempos entre parênteses e depois discuta com colegas e professor os prós e contras dessa situação para a Argentina.

PteInd (presente do indicativo): amar (eu amo, você ama...), temer (eu temo, você teme...), partir (eu parto, você parte...)
PPS (pretérito perfeito simples): amar (eu amei, você amou...), temer (eu temi, você temeu...), partir (eu parti, você partiu...)
PI (pretérito imperfeito do indicativo): amar (eu amava, você amava...), temer (eu temia, você temia...), partir (eu partia, você partia...)
FutPte (futuro do presente): amar (eu amarei, você amará...), temer (eu temerei, você temerá...), partir (eu partirei, você partirá...)
FutIm (futuro imediato): eu vou amar/temer/partir, você vai amar/temer/partir
Ppio (particípio): amar (amado), temer (temido), partir (partido)
Aurora Alimentos dá férias coletivas em fábrica de SC por momento difícil no setor
, 29 de mar
SÃO PAULO (Reuters) - A Aurora Alimentos, terceira maior processadora de aves do país, __________________ (decidir-PPS) dar férias coletivas aos funcionários da unidade industrial de processamento de aves em Abelardo Luz, em Santa Catarina, entre os dias 1º e 30 de junho por causa do "difícil momento vivido pelo setor no Brasil".
Em comunicado nesta quinta-feira, a empresa __________________ (afirmar-PPS)  que __________ (haver-PteInd) uma "oferta excessiva e uma deterioração de preços", e __________ (citar-PteInd) entre as razões decisão do governo brasileiro de desabilitar indústrias avícolas no país a exportarem para a Europa desde o último bimestre de 2017.
"Grande parcela da produção nacional destinada à exportação __________________ (acabar-PPS) permanecendo no mercado doméstico", disse a Aurora. "Nesse estágio, a capacidade de armazenagem à frio, própria e de terceiros, __________________ (chegar-PteInd) ao seu limite, tornando-se imperiosa a necessidade de reduzir temporariamente a produção", __________________ (explicar-PteInd) a empresa.

Em email à Reuters, o Ministério da Agricultura __________________ (afirmar-PPS) que muitas empresas __________________ (sair-PPS) da lista para União Europeia, sendo algumas porque não __________________ (exportar-PI) mais para o bloco e outras por que não __________________ (cumprir-PI) os requisitos de exportação para a região, incluindo cinco unidades da Aurora por não entregarem todos os laudos positivos para salmonella ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).
A BRF , maior processadora de aves do país, que __________ (ter-PPS) suspensa a produção e certificação sanitária de produtos de aves exportados do Brasil para a União Europeia, também ____________ (dar-FutPte) férias coletivas a partir de maio para funcionários de uma de suas unidades em Santa Catarina.
A suspensão no caso da BRF __________________ (ocorrer-PPS) depois de a companhia ter sido alvo no começo do mês de uma nova fase da operação Carne Fraca da Polícia Federal, que __________________ (investigar-PteInd) irregularidades na análise sanitária de produtos alimentícios. A medida __________________ (afetar-PPS) 10 fábricas da companhia.
Em teleconferência com analistas na quarta-feira, executivos da Marfrig __________________ (afirmar-PPS) que __________________ (estar-PI) focando os esforços em posicionamento de marca e no mercado de exportação para enfrentar a competição no mercado brasileiro, com a maior oferta de proteínas de menor valor que a carne vermelha.
A JBS , dona da marca Seara, segunda maior processadora de aves do país, também afirmou que _______   _______________ (trabalhar-FutIm) o mix de produtos de maior valor agregado e focar nas exportações para driblar o momento do setor. Em teleconferência nesta quinta-feira, executivos da empresa __________________ (dizer-PPS) não ver redução no volume de produção.
Além da questão das exportações ao bloco europeu, a Aurora também _______________ (citar-PPS) efeito da suspensão temporária das importações da Rússia, que __________________ (interromper-PPS) as compras de carne suína do Brasil a partir de dezembro do ano passado, alegando a presença do aditivo alimentar ractopamina em alguns lotes importados.
O diretor global de operações da JBS, Gilberto Tomazoni, afirmou que __________ (ser-PteInd) muito difícil prever a reabertura do mercado russo, destacando que se __________ (tratar-PteInd) de uma negociação bilateral complexa. Na teleconferência desta quinta-feira, ele _______________ (dizer-PPS) que a Rússia já é autossuficiente em aves e __________________ (buscar-Pte-Ind) o mesmo para suínos.
A Aurora Alimentos __________________ (explicar-PteInd) sua decisão de férias coletivas citando ainda que o suprimento do milho, um dos principais insumos da avicultura industrial, __________________ (passar-PteInd) por um período de retenção especulativa, cujo efeito é o inflacionamento artificial do preço.
"Essa situação __________________ (agravar-PteInd) as dificuldades do setor e __________________ (forçar-PteInd) as agroindústrias a obter no exterior o milho para a manutenção dos quase 520 milhões de aves alojadas em todo o país", informou.
No começo do mês, a Reuters __________________ (noticiar-PPS) que a JBS _______________ (haver-PI) comprado 30 mil toneladas de milho da Argentina, para ser usado como ração, para entrega em abril em porto de Santa Catarina, segundo uma fonte com conhecimento do assunto, em razão da retenção de grãos por produtores locais.
A Aurora informa que não está __________________ (prever-Ppio) a demissão de trabalhadores, mas __________________ (afirmar-PPS) que __________________ (decidir-FutPte) em junho se __________________ (haver-FutPte) necessidade de colocar uma segunda planta industrial em regime de férias coletivas.
A unidade de Abelardo Luz que _______________ (ter-FutPte) férias coletivas ________________ (empregar-PteInd) 1.391 trabalhadores e __________________ (abater-PteInd) 33,5 milhões de frangos por ano, o equivalente a 13,4 por cento do total abatido pela companhia.
(Por Gabriela Mello e Paula Arend)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA