Pular para o conteúdo principal

O que não pode faltar em uma festa junina?


Receitas, brincadeiras, músicas... veja aqui quais os itens mais famosos da comemoração!



1.                         Mas o que é uma festa junina sem músicas típicas? Marcada por ritmos como baião, forró, xaxado e o xote, a comemoração é conduzida por sanfoneiros, zabumbeiros e percussionistas. Canções como "Capelinha de Melão", "Sonho de Papel", "Pula a Fogueira" e "Cai, cai, balão" estão sempre presentes nas quermesses.





1.                         Por ser realizada na época da colheita demilho, o ingrediente está presente na maior parte receitas típicas da festa junina e não pode faltar na comemoração. Bolo de milho, tapioca, sopas, polenta, canjica, pamonha, milho cozido... impossível não pensar nessas delícias na hora de ir para uma quermesse, né?





1.                         Item indispensável na festa junina, diz a lenda que os fogos de artifício são uma forma simbólica de acordar São João para a comemoração.




1.                         Soltar balões pode causar incêndio e por isso foi proibido, mas quem disse que o item precisa ficar de fora da comemoração? Muitas lojas de decoração vendem balões fictícios que incrementam a festa junina sem fazer mal. Segundo a lenda, a presença dos balões na comemoração simbolizam os pedidos dos devotos de São João sendo levados ao céu.





1.                         O casamento caipira também é um dos costumes da festa junina. O objetivo da encenação é fazer uma sátira aos matrimônios tradicionais. O enredo é simples: uma noiva fica grávida antes do casamento e os pais dela obrigam o noivo a se casar com a moça. Logo depois do teatrinho, os personagens puxam a tradicional quadrilha.




  Sempre presente na festa junina, a quadrilhaé uma tradição que representa de forma animada alguns aspectos da vida rural. Inspirada na dança da nobreza europeia quadrille, que era popular no século 18, ela foi adaptada ao chegar no Brasil e passou a representar um agradecimento aos santos pelas boas safras nas plantações.




1.                         Nos primórdios da festa junina, a fogueiratinha a função de proteger as pessoas dos maus espíritos que atrapalhavam a prosperidade das plantações. Com o passar do tempo, ela passou a servir para aproximar e esquentar as pessoas, que ficam sentadas em sua volta durante a Festa Junina.



1.                         Uma das brincadeiras mais tradicionais na festa junina é o chamado pau de sebo. Um grande tronco de árvore é fincado no chão no meio do lugar onde a comemoração está sendo feita com um presente caro ou dinheiro em cima e as pessoas são desafiadas a subir e pegar. Para deixar a disputa mais divertida, é passado no tronco algum tipo de cera, sebo ou gordura.

Outras brincadeiras muitos conhecidas na festa junina são a cadeia e o correio elegante. Na primeira, você leva um amigo até um lugar afastado com cadeiras caracterizado como uma prisão e ele tem que ficar ali até demonstrar alguma habilidade para sair - cantar, dançar, recitar, etc. Na segunda, uma pessoa passa distribuindo corações de papel para você escrever alguma coisa para outra pessoa que está no local e depois essa mesma pessoa entrega a declaração para o outro sem dizer quem foi o autor.



1.                         Além das comidas típicas, na festa junina também estão presentes alguns drinks típicos, normalmente quentes. O quentão, feito com cachaça e gengibre, o vinho quente, feito com cravo, vinho e frutas e o chá de amendoim, feito com amendoim triturado, leite condensado e canela em pó, são os mais famosos e agradam todo mundo nas quermesses.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...