Pular para o conteúdo principal

Qual é a origem das festas juninas?

Qual é a origem das festas juninas?

Saiba como surgiu o evento brasileiro mais festejado depois do Carnaval




1.                         Trazida pelos europeus para o Brasil no período colonial, as festas juninas eram uma festa pagã da era pré-gregoriana. O objetivo da comemoração era agradecer pela fertilidade da terra e pelas boas colheitas.





1.                         Transformada pelos europeus católicos como uma festa que saudava o São João Batista, primo de Jesus conhecido por batizar as pessoas, a comemoração chegou ao Brasil já com uma forte influência religiosa.






1.                         A festa junina, que inicialmente era conhecida como "Joanina", homenageia três santos principais: Santo Antônio no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29, mas a comemoração dura o mês inteiro.




1.                         A França teve grande influência nos costumes da festa junina que conhecemos hoje. A quadrilha, por exemplo, é inspirada na dança da nobreza europeia quadrille, que era popular no século 18.





1.                         Sempre presente na comemoração, a fogueira tem sua origem em uma lenda católica. A história diz que Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, acendeu uma fogueira para avisar para os parentes o nascimento de João Batista.





1.                         Já os fogos de artifício são utilizados como um simbolismo para despertar São João e convidá-lo para comemorar seu aniversário. O costume de soltar balões tem como significado os pedidos dos devotos do santo sendo levados para o céu. A prática é perigosa, pode causar incêndios e foi proibida.




1.                         Pela festividade ser bem na época da colheita do milho, ele acabou se tornando um dos ingredientes mais típicos dos pratos servidos durante a comemoração. Além de receitas com milho, bebidas como quentão e vinho quente também são sucesso garantido das festas juninas.





1.                         No Nordeste do Brasil, a festa junina é bem comemorada com passeatas pelas ruas, quermesses, concursos que elegem os melhores grupos de dança de quadrilha. Já no Sudeste existem as tradicionais quermesses, festas realizadas por igrejas, colégios e empresas com barraquinhas com jogos e comidas típicas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...